dimanche 22 août 2010

Itajuba


Continuando minha descrição de algumas cidades por onde passei falo agora sobre a Grande Itajuba. 

Começo, como sempre, com uma breve historinha que a Wikipedia nos fornece..rsrs

Na noite de 17 de março de 1819 reuniu o vigário, na Matriz, todos os fiéis que o seguiriam. Na manhã do dia seguinte, após a missa, a caravana rumou para as bandas do Sapucaí. Eram os pioneiros da nova Matriz, que marchavam com a missão de fundar a "nova Itajubá". No dia seguinte, rumando todos para o alto do cômoro (morro, grande elevação de terra), o "Ibitira", segundo a denominação dos Puri-Coroados, o vigário se deslumbrou com o que viu. Não era preciso prosseguir a viagem. O local onde estavam lhe parecera excelente para a fundação do novo povoado e a sede da freguesia. Ali em meio a clareira aberta pelos desbravadores, foi construído um altar e o cruzeiro onde Padre Lourenço da Costa Moreira celebrou a primeira missa. Foi nesse altar erguido exatamente onde hoje se encontra a matriz da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, que nasceu, em 19 de março de 1819, a atual cidade de Itajubá. Inicialmente esta foi denominada "povoado de Boa Vista".
Em 1848 o povoado passou a vila, com o nome de "Boa Vista de Itajubá", e a partir daí foi criado o município. Em 1911, o município já se chamava simplesmente Itajubá. Antes mesmo da abolição da escravatura em 1888, todos os fazendeiros da região libertaram, de comum acordo, os escravos da região.
Itajuba

Nessa tal de Itajuba existem algumas escolas de ensino superior das quais eu cito a UNIFEI - Universidade Federal de Itajuba, nela estão situada também varias industrias, como exemplo temos a unica montadora de helicopteros da América Latina, Helibras e também a Industria de Materias Bélicos do Brasil, a Imbel.

Com relação as distrações da cidade é possivel escolher entre varias possiveis como o DA da Unifei, o DA da medicina e um Pub.. rsrsrs !! Se você é mais sussegado pode ir ao Cafe do Vadinho comer um "quiche", tomar uma coca e ficar observando a "pracinha". Tal pracinha é coberta de atrações como o "cabôco" com a roupa de exército. Esse mesmo! Aquele da chegada sussegada em uma bicicletinha, sem camisa, com calça do exército e chapéu do exército também que vem na garupa da monareta. O ritual é sempre o mesmo, ajoelhar para o lado da igreja com o chapéu no coração, saudando a padroeira da cidade. Depois começa algumas seções de "poli-chinelo", flexões de braço, aquecimentos, movimentos de preparação para a guerra. rsrs!!

Tem também o zé do cachorro, que não sei o nome, mas em pleno inverno, "frio pra cacete", você quase entrando dentro do copo de café de tanto frio, passa o louco so com uma calça dobrada até ao joelho, sem camisa e descalço. Ele passa correndo e logo atras vem seu cachorro louco também. Acho que ele começa as 7 da manhã o ritual, pois quando eu estava esperando meu ônibus do estagio eu o via. Mas na praça ele passava sempre por volta as 8 da manhã.

Tinha também o mudinho do César Burg, a Tia das flores, a gordinha das xuxukinhas no cabelo. Nohssa, ja ia me esquecendo, o velhinho do guarda chuva, que chegava em frente à Vera Cruz às 10 da manha e ficava até 18h na mesma posição. Todo estiloso, em uma pose de Galã esperando conquistar o amor da sua vida. Certeza que ele estava ali para conquistar, na maldade!! kkk


Unifei
A UNIFEI, famosa EFEI, é um caso a parte. Necessita-se fazer uma postagem à parte. Varias coisas a falar dessa escola. Mas posso mostrar uma foto dela ai para quem não conhece. Meio fraquinho a foto mas pode-se ter uma idéia.Voltarei a comentar sobre ela e tentar lembrar de alguns loucos que não ficam na rua mas sim dentro dela.




Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire