Continuando minha descrição de algumas cidades por onde passei falo agora sobre a Grande Itajuba.
Começo, como sempre, com uma breve historinha que a Wikipedia nos fornece..rsrs
Na noite de 17 de março de 1819 reuniu o vigário, na Matriz, todos os fiéis que o seguiriam. Na manhã do dia seguinte, após a missa, a caravana rumou para as bandas do Sapucaí. Eram os pioneiros da nova Matriz, que marchavam com a missão de fundar a "nova Itajubá". No dia seguinte, rumando todos para o alto do cômoro (morro, grande elevação de terra), o "Ibitira", segundo a denominação dos Puri-Coroados, o vigário se deslumbrou com o que viu. Não era preciso prosseguir a viagem. O local onde estavam lhe parecera excelente para a fundação do novo povoado e a sede da freguesia. Ali em meio a clareira aberta pelos desbravadores, foi construído um altar e o cruzeiro onde Padre Lourenço da Costa Moreira celebrou a primeira missa. Foi nesse altar erguido exatamente onde hoje se encontra a matriz da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, que nasceu, em 19 de março de 1819, a atual cidade de Itajubá. Inicialmente esta foi denominada "povoado de Boa Vista".
Em 1848 o povoado passou a vila, com o nome de "Boa Vista de Itajubá", e a partir daí foi criado o município. Em 1911, o município já se chamava simplesmente Itajubá. Antes mesmo da abolição da escravatura em 1888, todos os fazendeiros da região libertaram, de comum acordo, os escravos da região.
![]() |
Itajuba |
Com relação as distrações da cidade é possivel escolher entre varias possiveis como o DA da Unifei, o DA da medicina e um Pub.. rsrsrs !! Se você é mais sussegado pode ir ao Cafe do Vadinho comer um "quiche", tomar uma coca e ficar observando a "pracinha". Tal pracinha é coberta de atrações como o "cabôco" com a roupa de exército. Esse mesmo! Aquele da chegada sussegada em uma bicicletinha, sem camisa, com calça do exército e chapéu do exército também que vem na garupa da monareta. O ritual é sempre o mesmo, ajoelhar para o lado da igreja com o chapéu no coração, saudando a padroeira da cidade. Depois começa algumas seções de "poli-chinelo", flexões de braço, aquecimentos, movimentos de preparação para a guerra. rsrs!!
Tem também o zé do cachorro, que não sei o nome, mas em pleno inverno, "frio pra cacete", você quase entrando dentro do copo de café de tanto frio, passa o louco so com uma calça dobrada até ao joelho, sem camisa e descalço. Ele passa correndo e logo atras vem seu cachorro louco também. Acho que ele começa as 7 da manhã o ritual, pois quando eu estava esperando meu ônibus do estagio eu o via. Mas na praça ele passava sempre por volta as 8 da manhã.
Tinha também o mudinho do César Burg, a Tia das flores, a gordinha das xuxukinhas no cabelo. Nohssa, ja ia me esquecendo, o velhinho do guarda chuva, que chegava em frente à Vera Cruz às 10 da manha e ficava até 18h na mesma posição. Todo estiloso, em uma pose de Galã esperando conquistar o amor da sua vida. Certeza que ele estava ali para conquistar, na maldade!! kkk
![]() |
Unifei |
A UNIFEI, famosa EFEI, é um caso a parte. Necessita-se fazer uma postagem à parte. Varias coisas a falar dessa escola. Mas posso mostrar uma foto dela ai para quem não conhece. Meio fraquinho a foto mas pode-se ter uma idéia.Voltarei a comentar sobre ela e tentar lembrar de alguns loucos que não ficam na rua mas sim dentro dela.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire