dimanche 15 août 2010

Divinopolis

Gosto muito de viajar. Tenho uma sensação muito boa quando chego em novos lugares com boas historias e tenho um grande prazer em saber um pouco sobre elas. Acho bem interessante.

Nada melhor que começar pela cidade onde nasci, a Grande " Divinopolis" .. rsrs

Divinopolis é uma cidade do interior mineiro considerada polo da região centro-oeste de Minas Gerais. Ela é muito conhecida pela industria confeccionista e também pela industria metalurgica/siderurgica. Logico que isso falando de coisas sérias. De um outro ponto, mais descontraido, ela é bastante conhecida pelos seus barzinhos ("butecos") e grandes festas. Fenacer ( Festa Nacional da Cerveja), Divinaexpô (Quinto maior rodeio de MG), Festa a fantasia (Maior festa do tipo em MG), Divina Folia (Grande micareta do interior de MG), todas essas festas são bastante conhecidas pelo Brasil afora. Nessas minhas andanças sempre quando falo de Divinopolis me perguntam dessas festas. Mesmo aqui na frança achei alguém que conhece a Fenacer (incrivel).

Acho bem legal falar de Divinopolis aqui, pois assim todos meus amigos poderão, enfim, conhecer minha cidade e quem sabe um dia vir conhecê-la pessoalmente. Isso pode ser uma motivação .. rsrs! ( Tudo bem galera de Itajuba??)
Famosa Divinopolis - MG 
Como podem ver na foto essa tal de Divinopolis é bem grandinha! Tem 216 mil habitantes. Segundo a lenda ela foi fundada em 13 de janeiro de 1767 por cinquenta familias moradoras dos rios Itapecerica e Para. E para complicar ainda existiam uns indios meio "loucões" que habitavam essa região, indios da tribo dos Candidés. Por fim, ela veio a ganhar o status de cidade somente em 1915 atraves de uma lei autorizada por um grande politico chamado Delfim Moreira.

Museu Historico de Divinopolis

Como se pode ver na foto Divinopolis tem um museu. Ele é uma antiga residência onde morava o Capitão Domingos Francisco Gontijo. Eu me lembro de ter ido visitar uma vez quando estava no ensino basico, a famosa "escolinha", cheio de "tias véias" (farei publicações explicando sobre "tias véias").

Santuario de Santo Antônio (Igreja do Santuario, para os Divinopolitanos)
Bons mineiros do interior, pelo menos nos tempos de infância, guardam na lembrança a famosa missa de domingo com a familia. Era duro, acordar cedo no domingo, ficar engomadinho do jeito que a mãe gostava e depois ficar uma hora na missa com o famoso papelzinho na mão ( fingindo que estava lendo) e tentando entender todos os sermões da missa. A "mulecada" ficava toda esperando momentos onde podia se movimentar " Ostia, Pai de Cristo (Tinha até fila para abraçar o Padre.. rsrs)". Até que o padre falava uma frase que não me lembro muito bem, mas resumindo, queria dizer: Vão com Deus! Nossa!! Ali começava o Domingo. Os pais com o espirito renovado pagavam tudo que a turma gostava e era so alegria. Acabando a manhã com o almoço na casa da avo, comendo um famoso frango caipira.

Ai na foto esta uma bela igreja existente em Divinopolis. Como de tradição nas cidadezinhas de minas.

Pracinha do Santuario 
E logico que ao lado de toda igreja de interior existe a famosa Praça. Se não existisse a "mulecada" não iria à missa nunca. Pois nela que se encontram as motivações, diriamos a fé da criançada rsrs: o algodão doce, os picolés, a pipoca, os sorvetes, as belas esculturas que servem de escorregador (essa mesmo da imagem..rsrs)   e tudo mais que agrada os " anjinhos"! rsrs

Rio Itapecerica
Olha o riozão que corta a cidade Divina! Grande Rio Itapecerica. Confesso que ele anda um pouco poluido mas as vezes ainda vem à ser um motivo de visitas. As pessoas costumam aparecer para aprecia-lo em alguns momentos especias, posso citar dois exemplos famosos: primeiro em caso de enchente, onde essa queda de agua vira quase um foz do iguaçu para a mineirada. Segundo em caso de piracema, onde se pode ver todo tipo peixe tentando subir o rio, pulando feito loucos para fora da agua. Faz parte de Divinopolis essa imagem.

Estadio do Farião
Para relaxar um pouco a conversa nada melhor que falar do Grande Bugre, o Guarani de Divinopolis, berço de varios craques e revelações do futebol. Quem nunca ouviu falar do "craaaque Agamenon", por "increça que parivel" até um saudoso professor, W.O,  de Maquinas de Fluxo (EME-16)  da Universidade Federal de Itajuba o conhecia. Me desculpem quem não tiver estudado em Itajuba, mas para aqueles que estudaram, sabem a importância de citar esse grande nome em tal historia.. rsrs, um dia conto a historia dele em uma publicação especial, ele merece.

Esta ai é a casa do Bugre. Agora de volta a primeira divisão do mineiro. Vaaaamo Bugreeeee!!!!!

Então....

Para aqueles que nao conheciam, posso citar amigos de Itajuba e outros amigos que fiz por ai, a cidade esta apresentada. Espero que tenham matado a curiosidade, e que venham um dia tomar uma por aqui. Acho que vai ser bem util aos parceiros de Itajuba, que as vezes falam que venho da Bahia, do Sertão, do Norte e outras coisas mais.. rsrsrsrs. Inclusive ao meu grande amigo e irmão " Bixiguinha Véi de Guerra " que vai ver au  Itanhandu vai ter que comer muito lagarto para chegar la um dia.. rsrsrs

Para aqueles que ja conhecem, assim  como eu, espero que tenha trazido boas lembranças.

Acrescento algumas fotinhas que podem ser interessantes

Maior rodeio de MG e um dos maiores do Brasil

Festa da cerveja em Divinopolis
Maior festa a fantasia de MG














Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire