dimanche 22 août 2010

Itajuba


Continuando minha descrição de algumas cidades por onde passei falo agora sobre a Grande Itajuba. 

Começo, como sempre, com uma breve historinha que a Wikipedia nos fornece..rsrs

Na noite de 17 de março de 1819 reuniu o vigário, na Matriz, todos os fiéis que o seguiriam. Na manhã do dia seguinte, após a missa, a caravana rumou para as bandas do Sapucaí. Eram os pioneiros da nova Matriz, que marchavam com a missão de fundar a "nova Itajubá". No dia seguinte, rumando todos para o alto do cômoro (morro, grande elevação de terra), o "Ibitira", segundo a denominação dos Puri-Coroados, o vigário se deslumbrou com o que viu. Não era preciso prosseguir a viagem. O local onde estavam lhe parecera excelente para a fundação do novo povoado e a sede da freguesia. Ali em meio a clareira aberta pelos desbravadores, foi construído um altar e o cruzeiro onde Padre Lourenço da Costa Moreira celebrou a primeira missa. Foi nesse altar erguido exatamente onde hoje se encontra a matriz da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, que nasceu, em 19 de março de 1819, a atual cidade de Itajubá. Inicialmente esta foi denominada "povoado de Boa Vista".
Em 1848 o povoado passou a vila, com o nome de "Boa Vista de Itajubá", e a partir daí foi criado o município. Em 1911, o município já se chamava simplesmente Itajubá. Antes mesmo da abolição da escravatura em 1888, todos os fazendeiros da região libertaram, de comum acordo, os escravos da região.
Itajuba

Nessa tal de Itajuba existem algumas escolas de ensino superior das quais eu cito a UNIFEI - Universidade Federal de Itajuba, nela estão situada também varias industrias, como exemplo temos a unica montadora de helicopteros da América Latina, Helibras e também a Industria de Materias Bélicos do Brasil, a Imbel.

Com relação as distrações da cidade é possivel escolher entre varias possiveis como o DA da Unifei, o DA da medicina e um Pub.. rsrsrs !! Se você é mais sussegado pode ir ao Cafe do Vadinho comer um "quiche", tomar uma coca e ficar observando a "pracinha". Tal pracinha é coberta de atrações como o "cabôco" com a roupa de exército. Esse mesmo! Aquele da chegada sussegada em uma bicicletinha, sem camisa, com calça do exército e chapéu do exército também que vem na garupa da monareta. O ritual é sempre o mesmo, ajoelhar para o lado da igreja com o chapéu no coração, saudando a padroeira da cidade. Depois começa algumas seções de "poli-chinelo", flexões de braço, aquecimentos, movimentos de preparação para a guerra. rsrs!!

Tem também o zé do cachorro, que não sei o nome, mas em pleno inverno, "frio pra cacete", você quase entrando dentro do copo de café de tanto frio, passa o louco so com uma calça dobrada até ao joelho, sem camisa e descalço. Ele passa correndo e logo atras vem seu cachorro louco também. Acho que ele começa as 7 da manhã o ritual, pois quando eu estava esperando meu ônibus do estagio eu o via. Mas na praça ele passava sempre por volta as 8 da manhã.

Tinha também o mudinho do César Burg, a Tia das flores, a gordinha das xuxukinhas no cabelo. Nohssa, ja ia me esquecendo, o velhinho do guarda chuva, que chegava em frente à Vera Cruz às 10 da manha e ficava até 18h na mesma posição. Todo estiloso, em uma pose de Galã esperando conquistar o amor da sua vida. Certeza que ele estava ali para conquistar, na maldade!! kkk


Unifei
A UNIFEI, famosa EFEI, é um caso a parte. Necessita-se fazer uma postagem à parte. Varias coisas a falar dessa escola. Mas posso mostrar uma foto dela ai para quem não conhece. Meio fraquinho a foto mas pode-se ter uma idéia.Voltarei a comentar sobre ela e tentar lembrar de alguns loucos que não ficam na rua mas sim dentro dela.




dimanche 15 août 2010

Divinopolis

Gosto muito de viajar. Tenho uma sensação muito boa quando chego em novos lugares com boas historias e tenho um grande prazer em saber um pouco sobre elas. Acho bem interessante.

Nada melhor que começar pela cidade onde nasci, a Grande " Divinopolis" .. rsrs

Divinopolis é uma cidade do interior mineiro considerada polo da região centro-oeste de Minas Gerais. Ela é muito conhecida pela industria confeccionista e também pela industria metalurgica/siderurgica. Logico que isso falando de coisas sérias. De um outro ponto, mais descontraido, ela é bastante conhecida pelos seus barzinhos ("butecos") e grandes festas. Fenacer ( Festa Nacional da Cerveja), Divinaexpô (Quinto maior rodeio de MG), Festa a fantasia (Maior festa do tipo em MG), Divina Folia (Grande micareta do interior de MG), todas essas festas são bastante conhecidas pelo Brasil afora. Nessas minhas andanças sempre quando falo de Divinopolis me perguntam dessas festas. Mesmo aqui na frança achei alguém que conhece a Fenacer (incrivel).

Acho bem legal falar de Divinopolis aqui, pois assim todos meus amigos poderão, enfim, conhecer minha cidade e quem sabe um dia vir conhecê-la pessoalmente. Isso pode ser uma motivação .. rsrs! ( Tudo bem galera de Itajuba??)
Famosa Divinopolis - MG 
Como podem ver na foto essa tal de Divinopolis é bem grandinha! Tem 216 mil habitantes. Segundo a lenda ela foi fundada em 13 de janeiro de 1767 por cinquenta familias moradoras dos rios Itapecerica e Para. E para complicar ainda existiam uns indios meio "loucões" que habitavam essa região, indios da tribo dos Candidés. Por fim, ela veio a ganhar o status de cidade somente em 1915 atraves de uma lei autorizada por um grande politico chamado Delfim Moreira.

Museu Historico de Divinopolis

Como se pode ver na foto Divinopolis tem um museu. Ele é uma antiga residência onde morava o Capitão Domingos Francisco Gontijo. Eu me lembro de ter ido visitar uma vez quando estava no ensino basico, a famosa "escolinha", cheio de "tias véias" (farei publicações explicando sobre "tias véias").

Santuario de Santo Antônio (Igreja do Santuario, para os Divinopolitanos)
Bons mineiros do interior, pelo menos nos tempos de infância, guardam na lembrança a famosa missa de domingo com a familia. Era duro, acordar cedo no domingo, ficar engomadinho do jeito que a mãe gostava e depois ficar uma hora na missa com o famoso papelzinho na mão ( fingindo que estava lendo) e tentando entender todos os sermões da missa. A "mulecada" ficava toda esperando momentos onde podia se movimentar " Ostia, Pai de Cristo (Tinha até fila para abraçar o Padre.. rsrs)". Até que o padre falava uma frase que não me lembro muito bem, mas resumindo, queria dizer: Vão com Deus! Nossa!! Ali começava o Domingo. Os pais com o espirito renovado pagavam tudo que a turma gostava e era so alegria. Acabando a manhã com o almoço na casa da avo, comendo um famoso frango caipira.

Ai na foto esta uma bela igreja existente em Divinopolis. Como de tradição nas cidadezinhas de minas.

Pracinha do Santuario 
E logico que ao lado de toda igreja de interior existe a famosa Praça. Se não existisse a "mulecada" não iria à missa nunca. Pois nela que se encontram as motivações, diriamos a fé da criançada rsrs: o algodão doce, os picolés, a pipoca, os sorvetes, as belas esculturas que servem de escorregador (essa mesmo da imagem..rsrs)   e tudo mais que agrada os " anjinhos"! rsrs

Rio Itapecerica
Olha o riozão que corta a cidade Divina! Grande Rio Itapecerica. Confesso que ele anda um pouco poluido mas as vezes ainda vem à ser um motivo de visitas. As pessoas costumam aparecer para aprecia-lo em alguns momentos especias, posso citar dois exemplos famosos: primeiro em caso de enchente, onde essa queda de agua vira quase um foz do iguaçu para a mineirada. Segundo em caso de piracema, onde se pode ver todo tipo peixe tentando subir o rio, pulando feito loucos para fora da agua. Faz parte de Divinopolis essa imagem.

Estadio do Farião
Para relaxar um pouco a conversa nada melhor que falar do Grande Bugre, o Guarani de Divinopolis, berço de varios craques e revelações do futebol. Quem nunca ouviu falar do "craaaque Agamenon", por "increça que parivel" até um saudoso professor, W.O,  de Maquinas de Fluxo (EME-16)  da Universidade Federal de Itajuba o conhecia. Me desculpem quem não tiver estudado em Itajuba, mas para aqueles que estudaram, sabem a importância de citar esse grande nome em tal historia.. rsrs, um dia conto a historia dele em uma publicação especial, ele merece.

Esta ai é a casa do Bugre. Agora de volta a primeira divisão do mineiro. Vaaaamo Bugreeeee!!!!!

Então....

Para aqueles que nao conheciam, posso citar amigos de Itajuba e outros amigos que fiz por ai, a cidade esta apresentada. Espero que tenham matado a curiosidade, e que venham um dia tomar uma por aqui. Acho que vai ser bem util aos parceiros de Itajuba, que as vezes falam que venho da Bahia, do Sertão, do Norte e outras coisas mais.. rsrsrsrs. Inclusive ao meu grande amigo e irmão " Bixiguinha Véi de Guerra " que vai ver au  Itanhandu vai ter que comer muito lagarto para chegar la um dia.. rsrsrs

Para aqueles que ja conhecem, assim  como eu, espero que tenha trazido boas lembranças.

Acrescento algumas fotinhas que podem ser interessantes

Maior rodeio de MG e um dos maiores do Brasil

Festa da cerveja em Divinopolis
Maior festa a fantasia de MG














samedi 14 août 2010

Mitologia Greco-Romana

Zeus

Aquilo que hoje conhecemos por mitologia greco - romana começou como historias magicas e alegoricas que os antigos inventaram para, na falta da ciência, responder à algumas perguntas. Como começou o Universo? Como surgiram os homens? O que ha no além-mar? Para onde vão as pessoas quando morrem? O que faz um homem apaixonar-se por uma mulher e vice-versa? De onde surgiram os animais que habitam a terra? O que ocasiona os relâmpagos? As respostas para essas e outras questões foram sendo forjadas pela sabedoria popular, isto é, não foram obradas por um autor especifico, mas nasceram espontânea e anonimamente da necessida delas proprias e passaram de geração em geração em relatos flexiveis, que se modificaram e se modificam conforme as circunstâncias. De tempos em tempos, um compilador decide fixa-las na forma que melhor convém, dai porque hoje se podem encontrar varias versões de cada mito.

Se hoje não precisamos mais dos mitos para responder às perguntas elucidadas pela precisão cientifica, eles ainda são a melhor fonte para conhecer o percurso do pensamento do homem e para nos encantar com sua singeleza, beleza e fantasia.

De hoje em diante, diariamente postarei historias da mitologia greco-romana. Espero que seja util à todos que gostam.